Não sou jornalista. Sou, apenas, um cidadão comum exercendo seu direito de livre pensamento e expressão. "A César o que é de César"!
Sugestões para assuntos e opiniões serão bem-vindas. Enviem por e-mail: professorbochini@gmail.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mais um caso (publicado) de preconceito contra brasileiro na Espanha

Notícia veiculada no CORREIO DA BAHIA:

Artista baiano expulso da Espanha planeja um protesto no Consulado do país
Convidado para abrir uma mostra com 25 obras em Milão Menelaw Sete foi barrado pela polícia de imigração em Madri, onde faria conexão para a Itália
21.05.2012
Atualizado em 21.05.2012 - 14:50

"Menelaw Sete, 47 anos, saiu daqui para incluir, na sua vasta lista de exposições internacionais, duas outras mostras, na Itália e na Suíça. Com destino à Itália, o artista plástico baiano, 47 anos, saiu de Salvador na quinta-feira levando nas malas tintas e pincéis. “Para colorir um pouco o continente que sempre me deu bons amigos e boas alegrias...”, escreveu ele no Facebook. Mas o baiano acabou barrado pela imigração na Espanha (onde faria conexão) e, após passar o dia detido em uma salinha, volta hoje ao Brasil com outra imagem do continente.

O artista saiu daqui para incluir, na sua vasta lista de exposições internacionais, duas outras mostras: uma em Milão, na Itália, na terça-feira, e outra no Centro Dannemann, na Suíça - onde, inclusive, já expôs em 2011 -, em 8 de junho.
Menelaw contou que passou o dia ontem com 15 pessoas que também tiveram a entrada negada, entre elas quatro brasileiros, incluindo seu assistente Paulo Coelho, 46. Na sala em que estavam, impedidos de sair, Menelaw falou ao CORREIO e disse que presenciou muito desespero e choro. “Me sinto em uma prisão sofisticada. Essa é a imagem que eu tenho da situação. É isso que eu devo retratar”, ilustra. “É inadmissível que em pleno século XXI, em um mundo dito globalizado, que eu tenha que passar por esse grande constrangimento”, indigna-se.
Menelaw já fez mais de 40 exposições, quase todas no exterior - três delas na Espanha. Segundo o Itamaraty, desde 2007 a Espanha tem apertado o cerco à imigração brasileira. Com uma série de acordos, que chegou à recente adoção da medida de reciprocidade do Brasil, o número de brasileiros detidos tem diminuído, mas ainda é grande. No ano passado, 1.419 brasileiros tiveram que regressar ao Brasil (menos da metade do registrado em 2007). O Itamaraty disse, por assessoria, que em casos como esse só atua se acionado pela família. Menelaw disse que não conseguiu contato com a embaixada em Madri.
A exigência para entrar na Espanha é que o viajante comprove recursos financeiros para estadia no país, reserva em hotel ou carta de um cidadão europeu que justifique a presença dessa pessoa no país. Foi justamente a não aceitação desse documento, conhecido como carta de invitação, que frustrou a viagem de Menelaw. “Mandei para ele, junto com cópia do meu passaporte, uma declaração que dizia: ‘Eu declaro que Menelaw e Paulo Coelho ficarão em minha casa de 17 de maio a 17 julho. Vou pagar as despesas que eles precisarem, sem excluir nenhuma’. Como já fiz em anos passados e não houve problema”, conta o empresário do artista, o italiano Ezio Dellapiazza, 67. A previsão é de que Menelaw saia em algum voo hoje, de volta ao Brasil."
Convoco todos os cidadãos espanhóis com vergonha na cara e seus descendentes a deixarem o Brasil e retornarem para solo espanhol, imediatamente, a fim de que seu governo possa prover-lhes o sustento, sem a mínima necessidade de qualquer migalha que seja de recursos brasileiros, pois não somos colônia espanhola e não temos a menor carência de mão-de-obra, quer seja técnica ou braçal, de "nazi-fasci-franquistas".
Rogo ao corpo diplomático espanhol, sediado em minha terra, que, igualmente, retire seus representantes e que jamais volte a considerar uma aliança de amizade com o Brasil.
Assim, serão muito mais autênticos e, declaradamente, preconceituosos como sempre o foram.

A partir de já, deixo de adquirir ou consumir qualquer produto ou serviço que venha desse país, como atitude de repúdio aos atos de maus tratos e segregação e de solidariedade às vítimas desse preconceito medieval!

Não gaste seu dinheiro com artigos espanhóis!


LEMBRETE: este é um artigo aberto, sujeito a emendas e comentários feitos, exclusivamente, por mim.

Nenhum comentário: