Não sou jornalista. Sou, apenas, um cidadão comum exercendo seu direito de livre pensamento e expressão. "A César o que é de César"!
Sugestões para assuntos e opiniões serão bem-vindas. Enviem por e-mail: professorbochini@gmail.com

domingo, 18 de dezembro de 2011

BARÇA 4 X 0 SANTOS - Uma grande lição!


Pois é, além de ter sido um "passeio" de bola, o Barcelona não esnobou com toques de "chaleira", "firulas" ou algo assim.
Foi a vitória do, infinitamente, mais forte contra uma bela equipe sulamericana, e nada mais!
Uma grande equipe é formada por, pelo menos, 18 grandes jogadores. Ter uma dupla de ataque não é o suficiente, se o meio-campo não servi-la e a defesa ficar "batendo cabeça" para destruir as jogadas adversárias. Enfim, coisas que qualquer criança peladeira já sabe. Mas isso é tática do século passado! Essas funções estanques acabaram! O Barcelona prova isso, valorizando a posse de bola e revivendo o "carrossel holandês" de 74, agora, com mais velocidade.
Hoje vimos os jogadores santistas "assistirem" seus ídolos a jogar um esporte parecido com o futebol, só que muito mais sofisticado e aplicado.
Se quisermos ganhar as próximas, temos que repatriar nossos craques e reaprender alguns fundamentos, como: passar a bola, chutar, cobrir, antecipar, adiantar-se etc., além de repensar nossas táticas e nossos táticos!

Parabéns ao clube Espanhol! Valeu, Santos!

Nota de rodapé: jogando esse futebol ultrapassado, não ganhamos de nenhum time europeu, muito menos a Copa do Mundo! Não esperem milagres.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Meu ponto de vista é o seguinte: O Santos não jogou mal. Simplesmente não conseguiu jogar. Há mais ou menos trinta anos, o futebol europeu copia o futebol brasileiro e argentino, enquanto copiamos o europeu de trinta anos atrás. O resultado foi o que vimos. O fato é que futebol-arte nunca foi apenas adorno. Arte também é eficiência: quase todos os títulos mundiais ganhos pelo Brasil (exceto 94), foram com esse pensamento. E olha que o time do Santos não é um time de ignorantes e brucutus, mas pode melhorar. É bom refletir sobre o assunto sob pena de um vexame inesquecível na próxima copa.

Anônimo disse...

Acredito que a diretoria e os jogadores ja sabiam que não levariam a taça. Tanto que logo que chegaram ao Japão já foram tratando de fazer turismo, compras, etc. Todos conheciam, assim como nós conhecemos, o Barça. Mas tinham que ir disputar a final, afinal, era uma obrigação estar presente, mas não necessariamente ganhar, principalmente quando vimos na prática o desempenho maravilhoso do time espanhol, tão perfeito que os santistas que conheço se ajoelharam e prestaram uma homenagem ao atual campeão mundial, simplesmente não culpando o time santista por algum erro. O único erro do SFC foi ganhar a libertadores sabendo que não passaria disso.