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sábado, 9 de abril de 2011

Prazer em servir!

O "slogan" é velho, mas deveria ser a marca registrada de um bom comerciante ou prestador de serviços. A crônica, a seguir, conta a história de uma pequena cidade próxima a uma grande capital de um dos principais estados da "República de los Plátanos". A cidade, embora pequena, é totalmente americanizada; sua população tradicionalista, se orgulha das famílias fundadoras do lugar e mantém uma característica peculiar de pompa e circunstância no tratamento com as pessoas não tão bem nascidas. Seu nome é "Saucer Creek". Recentemente, foi elevada à categoria de distância turística! O que se percebe, frequentemente, é o descaso de comerciantes e prestadores de serviços para com os possíveis clientes e potenciais fregueses.
Se não for uma loja de rede, em que o padrão de atendimento é prioridade, incluindo um programa de treinamento de pessoal para melhor servir ao público, as lojas e escritórios estão, em sua maioria, abaixo da crítica. Parece que essas pessoas se estabeleceram, apenas, com o intuito de fazer um enorme favor à população e que não têm obrigação de serem polidos, gentis, já que possuem toda a riqueza necessária e estão se lixando para o freguês. Clientes ficam parados, esperando por um atendimento sofrível, desagradável, deselegante, por parte do balconista. Se você se queixa com o chefe ou o proprietário, esse é, ainda, pior. O consumidor mais esclarecido, há muito deixou de consumir do comércio local; somente o indispensável. Essa conduta afeta, também, o turismo, pois todos gostam de um bom atendimento, alem de preços justos e conforto para comprar. Comerciante que não fizer essa autocrítica, está fadado ao fracasso; não importa o quão rico já esteja. Muito regularmente, moradores de Saucer Creek se cruzam em shoppings, lojas de departamentos e escritórios em cidades vizinhas, levando seu rico dinheirinho para outros centros.

Deve ser porque nessas cidades o slogan não envelheceu nem saiu de moda!

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